O Sistema Regulador do Caribe da Agência de Saúde Pública do Caribe (CARPHA – CRS) emitiu uma recomendação para um teste de diagnóstico para o novo coronavírus SARS-CoV-2 para autorização de uso e /ou importação de emergência pelos Estados membros da Comunidade do Caribe (CARICOM). A agência implementou um processo de revisão de verificação de medicamentos, vacinas e testes de diagnóstico, que foram aprovados para uso emergencial por autoridades reguladoras reconhecidas, de acordo com um documento da OPAS “Utilização de decisões de outras autoridade reguladoras para autorizar o uso emergencial de medicamentos e outras tecnologias em saúde em uma pandemia (por exemplo, COVID -19)”, que fornece orientação às autoridades reguladoras nacionais e sistemas reguladores sobre maneiras práticas de implementar a utilização de decisões de outras autoridade reguladoras para autorizar o uso emergencial de medicamentos e outras tecnologias de saúde em um contexto de pandemia.

Até a presente data, mais de 100 medicamentos e outras tecnologias da saúde foram recomendados pela CARPHA-CRS aos Estados membros da CARICOM. Este processo tem base na verificação de que os mesmos produtos foram aprovados pelas agências de referência. Mais de 20 empresas diferentes divulgaram produtos, que geralmente são versões genéricas de medicamentos essenciais, incluindo produtos para doenças não transmissíveis, como hipertensão e câncer. CARPHA-CRS também recomendou produtos inovadores, incluindo um produto curativo para a hepatite C, que foi registrado recentemente na Jamaica.

 

Informação adicional em:

https://carpha.org/More/Media/Articles/ArticleID/343/CARPHA%E2%80%99s-Caribbean-Regulatory-System-CRS-Recommends-Its-First-COVID-19-PCR-Test-Kit-for-Pandemic-Use-to-CARICOM

CRS recommended medicines list